O nascimento de um bebê é um momento de muita alegria. É nesse momento que o papel do neonatologista surge como um pilar fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos recém-nascidos assim que eles chegam ao nosso mundo.
Mas qual é o real papel do neonatologista? O que ele faz na prática e qual a importância de contar com a sua ajuda nos primeiros dias de vida? Enfim, continue lendo para tirar todas as suas dúvidas!
O que faz uma Neonatologista?
Neonatologista é um médico altamente especializado no cuidado de recém-nascidos, com foco particular em bebês prematuros ou que possuam algum tipo de condição médica complexa.
Assim, o trabalho do neonatologista abrange a recepção do bebê no momento do nascimento, a estabilização respiratória e hemodinâmica da criança e o posterior acompanhamento ambulatorial.
Sinais de alerta: quando procurar ajuda de uma neonatologista nos primeiros dias do bebê
Como saber se o seu bebê precisa de ajuda especializada durante os primeiros dias de vida?
Reconhecer os sinais é essencial para que os pais busquem um médico experiente para garantir a qualidade de vida dos recém-nascidos e tratar quaisquer tipos de problemas.
Por isso, separamos aqui alguns dos principais sinais que podem indicar a necessidade de contar com ajuda médica especializada nos primeiros dias:
Dificuldade para respirar
Se o bebê estiver apresentando respiração rápida, ofegante, fazendo ruídos estranhos na hora de respirar, ou se as suas narinas estiverem se movendo para dentro e para fora de forma muito acentuada, isso pode indicar um problema respiratório que necessita de avaliação médica imediata.
Mudanças na cor da pele
Se o bebê estiver com uma tonalidade de pele azulada, pálida ou amarelada, isso pode ser um sinal de problemas de circulação, falta de oxigenação ou até mesmo icterícia.
Fezes ou urina anormais
Se o bebê não urinar em 12 horas ou não evacuar por mais de 48 horas, fique atento. Se as fezes do bebê estiverem com sangue, muco ou uma cor incomum, se a urina estiver muito escura ou muito clara, isso pode indicar problemas gastrointestinais ou de hidratação que requerem avaliação médica.
Temperatura anormal
Se o bebê estiver com febre (temperatura superior a 38 °C) ou hipotermia (temperatura inferior a 36 °C), isso pode indicar a existência de uma infecção ou outros problemas de saúde.
Recusa alimentar persistente
Se o bebê estiver passando por problemas como dificuldades de sucção, refluxo gastroesofágico ou infecções, ele pode apresentar sintomas como:
- Recusa em se alimentar;
- Dificuldade para mamar,
- Irritabilidade durante as mamadas.
- Vômitos frequentes e em grande quantidade
Choro persistente e inconsolável
Choro inconsolável ou irritabilidade excessiva por períodos prolongados, mesmo após a alimentação e troca de fralda, fique atento e procure o médico.
A Dra. Claudia Salvini, médica especializada em pediatria e neonatologia, oferece cuidados dedicados e especializados para bebês e crianças desde os seus primeiros dias de vida.
Visite o nosso site hoje mesmo e comece a cuidar da sua família da melhor forma!